quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Dia 08 de Janeiro: dia do fotógrafo


Hoje, dia 08 de Janeiro, é dia do fotógrafo, uma profissão que eu acho incrível. Então, pensei, como fazer uma singela demonstração de admiração? Resolvi escrever, coisa que "nem gosto".
O que um fotógrafo traz na mochila? Além da câmera, lentes, tripé, flash, rebatedor, etc, leva sonhos, histórias, momentos, registros, dor, realidade, paisagens, viagens, amores, despedidas.
A bagagem de um fotógrafo é a sua vivência, consigo e com os outros, uma mistura de vidas e histórias que se confundem em filtros e luz que, um dia, atravessaram um olhar, capaz de captar o que nem todo mundo consegue perceber. 
Não sou fotógrafa profissional, apenas uma amadora, mas acredito que tudo aquilo que sai das lentes da câmera de um fotógrafo, preenche mais do que um bolso para pagar as contas, satisfaz todo um vazio de um coração afoito por acrescentar aos seus momentos o dos outros. Muitas fotografias sequer chegam a ser publicadas, algumas vão fazer parte do álbum de alguém que vai guardar um momento especial, outras vão ficar entre as quatro paredes de um quarto, num mural de fotos ou num porta-retrato, outras vão completar um portfólio de alguém, só as mais especiais.
Já imaginaram quantas vidas entram e saem de uma câmera? Das mais simples às mais profissionais, passando pelos celulares, não importa, quem vai fazer daquela cena algo eterno é o olhar do fotógrafo.
Agradecer pelo dia do nascimento do seu filho, pelo dia do seu casamento, das bodas de diamante dos seus avós, pelo ensaio que mudou a sua vida, pelo baile de debutante da sua filha ou por cada imagem que nos rodeia pela cidade, mas que nos toca, cada vez que observamos, ainda é pouco para descrever essa profissão.
Parabéns, fotógrafos por construírem os seus dias com os nossos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário