sábado, 17 de janeiro de 2015

É a alma que precisa de uma cirurgia


Na ditadura da beleza quem, de verdade, é o ganhador do concurso? Será  a menina mais popular da escola que ganhou o título de "a garota mais bonita do colégio"? A miss universo com seus planos de fazer um mundo melhor através de um abano de mão? Ou o mister universo, com seus músculo e exibicionismo que um dia irão se misturar às rugas de um tempo implacável?
No palco da vida, não é você quem escolhe quem vai ser, é a sociedade e suas regras. Você tem que ser magra pra se ver como os manequins da vitrine, você tem que ser gostosa pra usar o biquíni, tem que ter olhos claros para ser comparada a um anjo, tem que ter os traços perfeitos para parecer com aquele astro da música pop, tem que ser forte para suas camisas não passarem nos braços.
E não adianta dizer que o mundo contemporâneo tem um leque enorme de tribos, porque isso não basta pra ser aceito, porque esses grupos, embora muitos não percebam, foi estimulado pela mídia, seja visualmente ou ideologicamente. É o que vende, cria a demanda pelo consumo e dita a moda.
A antiga filosofia do ser = ter, se você não tem condições de se encaixar em uma das tribos, tá fora, vai sofrer na sua solidão ou pelo olhar discriminatório da sociedade.
E a doença não pára por aí, até mesmo a plastificação dos bonecos mais famosos do mundo têm servido de inspiração para aqueles que querem se destacar no mundo da aceitação. E vale tudo, tá? Plásticas, botox,lipoaspiração e até aplicação de hidrogel na perna e sabe lá onde.
O mais perigoso nessa ditadura que atravessa gerações, é a velocidade de informação que a internet proporciona, afinal, até os deuses da loucura possuem seus seguidores. São milhões de mensagens de :"Força, Mariazinha! Você vai sair dessa!", "Continua lindo!Perfeito!", a criatura está lá, internada com diversas complicações, com risco de morte e até leucemia devido aos procedimentos proibidos e exagerados, mas continuam sendo louvados.
Eu ainda me pergunto se, em algum momento, essas pessoas conseguiram ser felizes de verdade, porque nada é suficiente para elas, o céu é o limite para alcançar a perfeição, mesmo que esse céu inclua o inferno das consequências. E que indústria é essa que se alimenta da nossa insegurança?
Como diz Beyoncé em uma de suas músicas: "A beleza dói. Perfeição é a doença de uma nação. É a alma que precisa de uma cirurgia."

Ah! Pra quem quiser ver o clipe da Beyoncé "Pretty Hurts" legendado, que fala sobre isso, o link tá aqui. https://www.youtube.com/watch?v=qM1dMkdWApA

Nenhum comentário:

Postar um comentário